KART BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Vendo MOTOR KPS15 COM EMBREAGEM(KTT)
Dicas de Pilotagem de Kart e Segurança para iniciantes. EmptySeg Out 10, 2016 9:35 pm por brennocaruta

» Adesivos especiais para Kart - Réplicas e Personalizados
Dicas de Pilotagem de Kart e Segurança para iniciantes. EmptyQua Set 30, 2015 10:01 am por Estúdio Pixel Id

» Acerto do chassis
Dicas de Pilotagem de Kart e Segurança para iniciantes. EmptyQua Set 30, 2015 9:54 am por Admin

» Lastro no chassis?
Dicas de Pilotagem de Kart e Segurança para iniciantes. EmptyQua Set 30, 2015 9:52 am por Admin

» O peso do piloto x Tamanho da Coroa
Dicas de Pilotagem de Kart e Segurança para iniciantes. EmptyQua Set 30, 2015 9:51 am por Admin

»  Solicito ajuda urgente (troca de motor e a coroa não entra)
Dicas de Pilotagem de Kart e Segurança para iniciantes. EmptyQua Set 30, 2015 9:50 am por Admin

» Pneus Maxxix
Dicas de Pilotagem de Kart e Segurança para iniciantes. EmptyQua Set 30, 2015 9:49 am por Admin

» Solicito ajuda urgente (troca de motor e a coroa não entra)
Dicas de Pilotagem de Kart e Segurança para iniciantes. EmptyDom Ago 31, 2014 10:03 pm por Alexandre Charão

» Vendo Transponder AMB 500 R$ varias unidades
Dicas de Pilotagem de Kart e Segurança para iniciantes. EmptyTer Jul 29, 2014 12:56 pm por luan_fernando1

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

Dicas de Pilotagem de Kart e Segurança para iniciantes.

Ir para baixo

Dicas de Pilotagem de Kart e Segurança para iniciantes. Empty Dicas de Pilotagem de Kart e Segurança para iniciantes.

Mensagem  JUNIOR Qua Dez 02, 2009 7:49 pm

Aqui algumas dicas para quem está começando, de como pilotar um kart e tirar o seu melhor desempenho com segurança.


================== TANGÊNCIA ========================

A - Tangente é a menor distância entre dois pontos de uma curva.Sendo assim, no automobilismo é imperativo que esta teoria seja aplicada da melhor maneira possível. No quadro acima, vamos considerar as letras da seguinte forma:

B - É o que se denomina, em inglês, de "Turning Point" ou "Entry Point", na tradução, "Ponto de Entrada" da curva.

- Neste momento, você já deve estar na velocidade ideal para entrar na curva e isto se faz na reta que antecede a mesma ao se aplicar os freios de forma suave e gradativa. Note que ao aplicar os freios, todo o peso do veículo estará sobre as rodas dianteiras, fazendo com que as rodas traseiras percam a aderência ideal. Portanto, evite estancar os freios ou fazê-lo de maneira brusca, caso contrário, fatalmente você perderá a traseira do veículo, causando o que se conhece por derrapagem. No jargão comum costuma-se dizer que o veículo "saiu de bunda".

C - Em inglês, "Apex Point" ou "Ponto de Tangência".

- Sua velocidade em direção ao Ponto de Tangência deve ser constante e a mais rápida possível. Não se preocupe se, no início, você não acertar a velocidade ideal pois a prática vai fazer com que você domine a técnica em pouco tempo.


================ Traçado na pista ======================


- A pilotagem deve ser o mais suave possível, evitando movimentos bruscos.

- Para isso é necessário memorizar bem o circuito.
- Durante as curvas, evite fazer correções na trajetória. Procure andar de forma limpa, uniforme.
- O traçado deve ser o mais "retilíneo" possível, reduzindo ao máximo a força centrípeta (aumento do raio), podendo-se assim aumentar-se à velocidade.
- O ponto de aceleração e de freada depende de cada curva, mas basicamente deve-se frear antes de começar a fazer a curva para evitar que o kart solte. O ponto ideal de aceleração é no centro da curva.


================ Debaixo de Chuva =======================

- O traçado de chuva deve ser exatamente o contrário do normal. A idéia é escapar da trilha de borracha formada na pista. Esta trilha se forma onde é mais comum os karts passarem, ou seja, no traçado normal, e com água, borracha + borracha = 0 de atrito... Então deve-se fazer um traçado no qual se cruza a borracha. Quando você for andar durante chuva, você deve fazer alguns ajustes em seu kart. Você deve: Afrouxar parafusos dos pára-choques para que o kart segure mais no chão ficando mais mole.
- Colocar pneus de chuva. E rodas de chuva (rodas dianteiras com peso extra), se possível.
- Proteger a entrada de ar para que não entre água no carburador.
- Abrir um pouco as agulhas para aumentar a quantidade de combustível e permitir a queima na presença de água.
- Abrir a dianteira para segurar mais a frente e fechar a traseira também para segurar.
- Fazer trajetória de chuva (ir por fora da faixa normal (borracha)).
- Se tiver muito molhado aumente a calibragem para os sulcos do pneu trabalharem melhor. Se tiver menos molhado pode abaixar a calibragem, inclusive se estiver andando com pneu slick (para pista seca).
- Colocar uma relação mais curta (coroa maior) para obter melhor aproveitamento do motor, já que se vai andar em mais baixa velocidade.
- Possivelmente, pode-se deslocar um eventual lastro para a dianteira do kart.
- Talvez você encontre problemas para ligar o kart, portanto escolha uma vela mais quente (B9 ou B8).


==================== Segurança =======================

- É importante obedecer a regras básicas de segurança quando se entra numa pista. Antes de entrar nos boxes levante o braço para sinalizar aos que vem atrás. Cuidado ao entrar no pista, certifique-se que não vem outro kart. Se estiver amaciando motor ou andando devagar, olhar para trás e indicar com o dedo o lado escolhido para a ultrapassagem. Se seu kart rodar ou quebrar na pista, deve-se retira-lo o mais rápido possível do traçado.
- Sempre que pilotar um Kart mesmo que for só para lazer , use os equipamentos de segurança , Capacete, Macacão, Luvas, Sapatilhas e Balaclava,etc.

Espero que essas dicas básicas sejam úteis .
JUNIOR
JUNIOR

Mensagens : 25
Data de inscrição : 27/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos