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Dicas de Montagem e Cuidados com os Pneus

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Dicas de Montagem e Cuidados com os Pneus Empty Dicas de Montagem e Cuidados com os Pneus

Mensagem  JUNIOR Sáb Dez 12, 2009 4:20 pm

Dicas de Montagem e cuidados com os pneus .

As informações abaixo são muito úteis para que a montagem e desmontagem dos pneus sejam feitas com segurança, e tenham melhor rendimento e durabilidade .

Rodas

As rodas influenciam no ajuste do kart por razões tecnológicas e geométricas. O material de fabricação da roda também é de grande importância. O magnésio é mais poroso que o alumínio e possui maior capacidade de tolerância ao calor; a temperatura atingida pela borracha fica mais constante com o passar das voltas, o que é preciso levar em consideração na fase de enchimento.

Com uma roda de alumínio, é preciso prever o aumento da temperatura, e o conseqüente crescimento da pressão interna durante a competição. Ao optar por pressões muito baixas, aconselha-se a utilização de parafusos nas rodas. As rodas com parafusos fixos têm a função anti-descolante. São rodas extremamente indicadas para circuitos com curvas de alta velocidade, bem como situações onde se utiliza pressão de enchimento abaixo de 12 PSI.

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Uso Geral

Aconselha-se a aquisição de alguns equipamentos de grande utilidade para a montagem e desmontagem de pneus: máquina de desmontar pneus, removedor de válvulas, cinta ou faixa metálica, suporte para balanceamento, sabão neutro para auxiliar na montagem, manômetro, além, naturalmente, do ar comprimido a disposição.
Utilize um pirômetro para medir a temperatura dos pneus quando estiver treinando. Um pneu de kart atinge seus melhores níveis de desempenho quando a banda de rodagem trabalha na faixa entre 80 e 95 graus célsius. Ajustes no kart ou mudanças no estilo de pilotagem podem ajudar a manter a temperatura dos pneus estável, melhorando o rendimento e conservando os pneus por mais tempo.
Tenha especial cuidado com o seu manômetro. Uma ou duas libras a mais ou menos que o desejado influenciam demais no comportamento do kart. Invista em um bom manômetro e evite quedas ou mau uso para que ele mantenha-se em perfeitas condições de uso.
Após um treino ou corrida esvazie completamente os pneus, para evitar a deformação em função do aquecimento da borracha. Isso é particularmente importante em torneios onde o mesmo jogo de pneu é utilizado em mais de uma bateria.

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Calibragem

Pistas com pouco "grip", ou seja, pouco emborrachadas, costumam exigir uma calibragem mais alta. Considere inicialmente uma pressão entre 13 e 15 PSI (pneu quente).
Já em circuitos muito emborrachados, situação que costuma acontecer nos dias de corridas importantes, com muitos karts na pista, é aconselhável utilizar uma calibragem mais baixa (10 a 13 PSI, com pneus quentes).
Mudanças na temperatura atmosférica influenciam no comportamento do kart na pista.
Pneus de composto mais macio podem exigir uma calibragem mais baixa do que pneus de composto mais duro.

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Segurança

Somente pessoas treinadas devem realizar a montagem dos pneus, utilizando equipamento de segurança (óculos) e observando as precauções necessárias.
Nunca encha o pneu além da pressão máxima sugerida pelo fabricante. Se você tiver dificuldades na montagem de um pneu, desmonte-o e repita o processo, observando se não há nenhum problema com a roda.
Nunca fique próximo a uma roda durante o processo de enchimento. Em caso de explosão, pedaços da roda podem causar ferimentos.
Certifique-se que os pneus estão devidamente montados na roda após o enchimento, verificando se não há vazamentos. Isso pode ser feito com sabão neutro, para observar a ocorrência de bolhas de ar, especialmente em volta da válvula.
Antes de uma prova, cheque se o pneu não apresenta nenhum corte, furo ou anomalia na borracha, especialmente em tratando-se de um pneu já utilizado em uma corrida anterior.

- Desmontagem

Para esvaziar completamente o pneu você pode remover a válvula, que está no interior do ventil, utilizando um desmonta-válvula, pequeno e útil equipamento, no qual a ponta apresenta um encaixe que vai preso na válvula.

Também é possível tirar o ar interno simplesmente apertando a válvula, considerando a quantidade de ar no interior, mas é mais demorado.

Em algumas rodas, sobretudo as de magnésio, usadas nas competições importantes, na proximidade da borda externa, na posição radial de 120°, existem três parafusos fixos com a função antidescolante. Estes parafusos são quase indispensáveis nos casos de velocidades elevadas em percursos de curva e baixas pressões de enchimento. Sem eles pode ocorrer a deformidade da lateral do pneu com o risco de se separar o talão da roda.

É necessário desparafusar quase completamente, tensionando para não fazer protuberâncias no interior do canal da roda, a fim de não criar obstáculos para a descolagem do pneu. Logo após, posicionar a espátula da máquina sobre a lateral do pneu, perto da banda da roda e pressionar a mesma em diversos pontos até destacar o talão do pneu da borda da roda. Depois de desvirar a roda na máquina de desmontar, repetir a operação, sempre prestando atenção para não amassar as bordas da roda.

Comprime-se a banda de rodagem para a parte externa, procurando virar do avesso as costas do pneu para o interno até a metade da circunferência (fig. 1), com uma mão, segurar a roda e dobrar o pneu na parte de cima. Com a outra mão, forçar a roda para dentro do pneu (fig. 2). Logo após, gire o pneu e force a roda para fora (fig. 3), usando, se necessário, sabão sobre o talão.

Dicas de Montagem e Cuidados com os Pneus Desmont1
Dicas de Montagem e Cuidados com os Pneus Desmont2
Dicas de Montagem e Cuidados com os Pneus Desmont3
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- Montagem

As operações para a montagem praticamente se sucedem de modo contrário em relação à desmontagem.

Para remontar o pneu, é útil ensaboar ligeiramente os talões com um pincel passado no sabão úmido. Não usar outros produtos como lubrificantes ou graxas.

Antes de iniciar a montagem, é necessário observar o lado de rotação do pneu para colocar a roda pela parte correta.

Posiciona-se o pneu com o sentido de rotação correto para o alto e se coloca a parte interna da roda, apertando, fazendo girar e deixando parado o pneu (fig. 4).

Chegando a este ponto, falta colocar o lado interno do pneu. Dobrar a parte interna do pneu, forçando-o para dentro (fig. 5). Coloque a roda com a parte interna para cima, segure a roda e o pneu com uma mão e com a outra force o pneu para dentro (fig. 6).

Para entalonar o pneu na roda, colocar a mesma em posição de marcha e encher a uma pressão maior que a de exercício, 42 a 56 PSI, no máximo, para permitir um rápido enchimento. É útil retirar a válvula (se não foi feito antes) para que após o entalonamento do pneu na roda o ar saia rapidamente, evitando-se assim uma deformação da estrutura do pneu.

A parte central da banda de rodagem, que sob pressão pode criar uma deformação, é enrolada com a faixa metálica, que possui um sistema de fechamento; ou com a cinta bem fechada, para evitar o rompimento do tecido e facilitar a aproximação dos talões à borda.

Esta é uma fase muito delicada, pelo risco, não remoto, de explosão da roda.

Algumas empresas preparam embalagens de segurança nas quais se coloca a roda em fase de enchimento por alta pressão, sendo capazes de conter os fragmentos de uma possível e indesejável explosão.

Em qualquer situação, é indispensável proteger-se com óculos de plástico do tipo segurança e manter o rosto o mais afastado possível da roda. Quando o pneu estiver entalonado na roda, recolocar a válvula do enchimento e posteriormente calibrar o pneu com a pressão prevista conforme o tipo de borracha e as condições da pista.
Dicas de Montagem e Cuidados com os Pneus Mont4
Dicas de Montagem e Cuidados com os Pneus Mont5
Dicas de Montagem e Cuidados com os Pneus Mont6


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- Balanceamento

O balanceamento do conjunto roda/pneu é um ponto fundamental para se obter o melhor rendimento do seu kart. Rodas desbalanceadas provocam vibrações, desconforto na pilotagem, desgaste excessivo dos pneus e queda de rendimento.

O balanceamento de uma roda de kart é do tipo estático, com o kart sobre um cavalete, sem a utilização de máquina balanceadora. As rodas dianteiras podem ser balanceadas no próprio kart, enquanto as traseiras exigem um suporte para balanceamento.

O balanceamento ideal depende do equilíbrio do peso no conjunto, o que pode ser observado quando, após várias rotações, a roda pára sempre em posições diferentes. Utilize chumbo para balanceamento desengraxando bem a roda antes da fixação definitiva.

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